PARTITURAS
O pensamento coreográfico, na diversidade de manifestações pelos quais ele se apresenta, é o assunto e a forma pela qual a artista Júlia Abs inscreve a sua trajetória no campo do visual. O convite feito à artista para ativar a exposição de José Damasceno: moto-contínuo gerou o espaço de laboratório para a investigação do encontro da coreografia com as artes visuais, parte do movimento internacional nomeado Dança no Museu, cujo formato se configura nesse vídeo como a inter-relação entre essas linguagens da arte na forma de partituras coreográficas.
Recorrendo à tradição da dança minimalista norte-americana para a ativação - haja vista que o minimalismo é elemento estrutural de alguns trabalhos ativados de Damasceno como o Trilha Sonora, e o Método para arranque e deslocamento - Júlia Abs trabalha com arquivos de dança e de coreografia como objetos encontrados, como readymades da história da dança, mais especificamente para este trabalho, da dança minimalista de Trisha Brown e Lucinda Childs.
FLESHION
Thelma Bonavita, Juliana França e Pedro Galiza fazem uma participação com a partitura coreográfica do trabalho Fleshion, que coloca a estética minimal em fricção com as dimensões alegórica, narrativa e ficcional, abrindo e atualizando o debate sobre essa linhagem estética tanto na dança quanto nas artes visuais.
traduções de esculturas
Na operação das traduções de algumas esculturas de José Damasceno em partituras coreográficas, Júlia Abs propõe um método de pensamento, uma visualização esquemática de uma ideia, que se caracteriza pela sua capacidade de organizar dados e experiências, de sintetizar informações, como uma máquina que pode produzir conhecimento. A partitura sempre está pronta para ser ativada, portanto, ela está sempre em devir. Seu formato, inter-relacionando desenho e dança, emula a arte conceitual: gráfica, textual, com instruções de base numérica, como documentos ou certificados de obras de arte, que poderão ser executados, desmantelados, reavaliados, assim estando para além da durabilidade de qualquer materialização singular de suas ideias e procedimentos.
Coreografia: Júlia Abs
Perfomers: Júlia Abs, Juliana França e Pedro Galiza
Colaboração: Thelma Bonavita
Videografia: Renata Mosaner e Henrique Rodriguez
Trilha Sonora: Jeroen Search
Colaboração Figurino: Valentina Soares (Mescla)