CCL São Paulo––Brasil
USP––Universidade de São Paulo
A mais nova edição do Choreographic Coding Lab (CCL) ocorreu de 09 a 13 de Setembro de 2024, em parceria com o programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte (PGEHA), da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Goethe Institut São Paulo, e da Pro Helvetia América Latina.
O formato do CCL oferece oportunidades para a troca e a colaboração entre artistas das mídias digitais e programadores interessados em traduzir aspectos da coreografia e da dança para formatos digitais, aplicando pensamentos coreográficos em suas próprias práticas. Os CCLs derivam do Motion Bank (https://motionbank.org/), um projeto de pesquisa originalmente iniciado pela Forsythe Company, centrado na criação de partituras digitais de dança com coreógrafos convidados, entre 2010 a 2014. Atualmente, este projeto interdisciplinar de pesquisa tem a sua continuidade pela Mainz University of Applied Sciences (Alemanha).
Os CCLs são realizados a partir das interações entre coreógrafos experientes e integrantes associados ao Motion Bank. Em um ambiente interdisciplinar, com duração de cinco dias, os participantes trabalham em seus próprios projetos, compartilham conhecimentos e discutem ideias. Os resultados da semana podem variar de protótipos às novas ferramentas relacionadas à dança e às artes digitais. O CCL, realizado na USP, foi organizado por Júlia Abs, Jane Marques, Thembi Rosa e demais pesquisadores e artistas convidados a instigar inspirações no Lab.
O Motion Bank (https://motionbank.org/) foi representado por Scott deLahunta, Anton Koch e Daniel Bisig.
Impulsos coreográficos _ Além de Júlia Abs e Thembi Rosa, organizadoras do CCL São Paulo, a coreógrafa e professora Helena Bastos da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, e a artista da dança Thelma Bonavita, são convidados a compartilhar os seus pensamentos coreográficos e práticas de dança.