Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq
O Grupo de Pesquisa Nébula estabelece conexões entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), por meio de dois programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e o Programa Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA-USP). O grupo participa ativamente de duas linhas de pesquisa: “Processos de Produção da Arquitetura e do Urbanismo – Representações” e “Produção e Circulação da Arte – Estudo da Produção e da Circulação da Arte na Sociedade”. Seu principal objetivo é fortalecer e compartilhar os campos de pesquisa desenvolvidos por ambos os programas, promovendo o diálogo entre o ensino da Arquitetura e as práticas universitárias vinculadas ao MAC-USP.
*English bellow
The Nébula Research Group establishes connections between the Faculty of Architecture and Urbanism (FAU-USP) and the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC-USP) through two graduate programs: the Graduate Program in Architecture and Urbanism (FAU-USP) and the Interdisciplinary Graduate Program in Aesthetics and Art History (PGEHA-USP).
The group actively engages in two research lines: "Production Processes in Architecture and Urbanism – Representations" and "Production and Circulation of Art – A Study of the Production and Circulation of Art in Society."
Its main objective is to strengthen and share the research fields developed by both programs, fostering dialogue between architectural education and the academic practices associated with MAC-USP.
 A dança dos buracos negros
Júlia Abs e Roberto Boczko 
2019
OPEN PRAXIS: Grupo NEBULA + BETH BASTOS e Núcleo Pausa
No dia 21/10 DAS 14h - 17h, o Grupo de Pesquisa NEBULA: corpos urbanos e suas performances, recebe a bailarina Beth Bastos e seu Núcleo Pausa, para uma prática aberta ao público. A praxis compõe-se de um workshop e uma performance, estrutura-se nas filosofias do corpo de Lisa Nelson (EUA) e Klauss Vianna (Brasil). 

Atravessados pelos ensinamentos desses pensadores do corpo, Beth Bastos e núcleo Pausa, propõem ao público a experiência da composição e do movimento com o foco no corpo e no espaço, ativando a percepção dos sentidos e os sentidos da imaginação. 
O belo encontro que tive com o astrofísico Roberto Boczko foi uma curva na minha pesquisa de mestrado, um colapso entre a coreografia e a astrofísica. Com o grupo de pesquisa Nebula, sob a orientação do Prof. Arthur Lara, estamos investigando relações entre a arte, a matemática e a astrofísica. Nessa matéria a minha pesquisa de mestrado é citada (jornal da USP) e foi elaborada pela jornalista Leila Kiyomura (ex aluna do PGEHA-USP) com o intuito de tornar público as pesquisas entre arte e ciência.

DEZ

Back to Top