Beth Bastos, Júlia Abs e Núcleo Pausa. Performance-Observatório, projeto Laboratório de Coreografia na FAU-USP, 2019. Foto: André Cañada.
O objeto de estudo do “Laboratório de Coreografia na FAU”, é a dança e a coreografia atuais que são entendidas como um campo do conhecimento específico da arte contemporânea. Propõe-se trabalhar com diferentes abordagens de processos colaborativos e metodologias de participação, inserindo o “Laboratório de Coreografia na FAU” na orientação e prática artística voltada para o social e o político.
Nos laboratórios foram endereçadas questões sobre as relações entre a dança e o desenho. Almejou-se reavaliar a horizontalidade do espaço, uma concepção clássica das duas linguagens, ao experimentar-se o desenho nas paredes verticais do Caracol. Trata-se de uma relação particularmente problemática das artes visuais do século vinte: a horizontalidade. O Prof. Arthur Lara desenhou, ao vivo, os movimentos de dança, alinhando-nos também com a problemática do registro da linguagem coreográfica e do movimento.
Beth Bastos e o Núcleo Pausa foram convidados, pela curadora Júlia Abs, para realizarem a sua Performance-Observatório, parte do projeto O que vemos, quando olhamos dança, em 2019, na FAU-USP.  
Isis Marks. Performance-Observatório, projeto Laboratório de Coreografia na FAU-USP, 2019. Foto: André Cañada.
Júlia Abs e Maíra Rocha. Performance-Observatório, projeto Laboratório de Coreografia na FAU-USP, 2019. Foto: Sandro Miani.
Beth Bastos e desenho de Arthur Lara. Performance-Observatório, projeto Laboratório de Coreografia na FAU-USP, 2019. Foto: Sandro Miani.
Núcleo Pausa. Performance-Observatório, projeto Laboratório de Coreografia na FAU-USP, 2019. Foto: Sandro Miani.
Júlia Abs e Núcleo Pausa. Performance-Observatório, projeto Laboratório de Coreografia na FAU-USP, 2019. Foto: Sandro Miani.

DEZ

Back to Top